FETRACOM | Fetracom - Federação dos Trabalhadores no Comércio nos Estados de Goiás e Tocantins

Notícias

Notícias Fetracom

Atenção! Não pode convocar empregado do comércio varejista para o Dia 24 de Maio.

Publicado em : 22/05/2023

É importante que todos estejam cientes das obrigações legais para o próximo dia 24 de maio, quarta-feira, Dia da Padroeira de Goiânia.


De acordo com o art. 6º-A da Lei nº 10.101/2000, súmula 18 do TRT 18ª região, fica expressamente proibida a convocação de empregados do comércio varejista nesse feriado municipal, uma vez que não existe Convenção Coletiva fechada para autorizar o trabalho nessa data.

É fundamental garantir essa proteção, pois o artigo mencionado estabelece que, para permitir o trabalho dos empregados em feriados, é necessária a pactuação de uma Convenção Coletiva. Acordos coletivos não são suficientes para esse fim. Inclusive, o código de posturas da Prefeitura de Goiânia prevê a data como feriado.
Lembramos que, recentemente, solicitamos a fiscalização ao MTE do trabalho de comerciários no dia 1º de maio, e nesse mesmo ofício estendemos o pedido para o dia 24 de maio. Portanto, é de extrema importância que todos cumpram rigorosamente a legislação vigente.

Contamos com a compreensão e colaboração de todos para garantir o respeito aos direitos trabalhistas e manter um ambiente de trabalho justo e equilibrado.

Em caso de dúvidas, o setor Jurídico do SECEG está à disposição para esclarecimentos adicionais.


 




Cheques ainda são alternativa de pagamento

Cheques ainda são alternativa de pagamento

 20/06/2023

 O Popular

QUEM USA CHEQUE? Na era do Pix e das maquininhas, ainda tem gente que prefere pagar com o bom e velho cheque. O total de transações com a modalidade analógica vem caindo, mas ainda está na casa de centenas de milhões por ano. Foram 12,2 [...]













SECEG ENTREGARÁ DENÚNCIAS AO MTE

SECEG ENTREGARÁ DENÚNCIAS AO MTE

 04/05/2023

O setor Jurídico do SECEG entregou hoje, 04, ao presidente do SECEG, Eduardo Amorim, o relatório das constatações e denúncias recebidas, das empresas que exigiram o trabalho dos seus colaboradores no dia 1º de Maio. O trabalho dos [...]